sexta-feira, 18 de abril de 2014

Apontam-se sempre os alvos errados



Apontam-se sempre os alvos errados

Na região turística algarvia existe uma enorme apetência para apontar culpados como justificação para as constantes quebras na procura turística, contudo, curiosamente, as justificações dos responsáveis pelo setor turístico são mais desculpas do que propriamente justificações e aqueles que são apontados como culpados são, talvez, os que menos culpa têm no fenómeno da quebra na procura.

Penso que até nem se deveria de falar em quebra na procura turística desta região, uma vez que esta têm se mantido regular, o que há sim é um enorme crescimento na oferta de alojamento, com o aparecimento de novas unidades hoteleiras a ritmo alucinante, ano após ano.
Há una anos atrás falava-se na concorrência desleal da restauração, alegando que a maioria dos comerciantes não pagavam impostos e não cumpriam a legislação exigida. Acho muito difícil um restaurante ou qualquer outra empresa de pequena dimensão fugir aos impostos, agora não podemos esperar que pague impostos pelas grandes empresas de operam em Portugal e têm o domicilio fiscal noutros países europeus onde a carga fiscal é mais baixa.
Hoje vi mais uma daquelas justificações para a quebra na procura de alojamento no Algarve, no mínimo ridícula. O presidente de uma associação hoteleira algarvia aponta o alojamento paralelo como o grande culpado pela quebra na procura do alojamento.
Ora bem, já aconteceu esta associação divulgar dados dos associados alegando que um determinado ano turístico tinha sido péssimo, contradizendo os dados que as mesmas unidades Hoteleiras reportaram ao INE (Instituto Nacional de Estatística).
Gostaria que alguém fizesse uma comparação do numero de voos que chegaram ao Aeroporto nos últimos 10 anos, aí sim, talvez com uma analise do crescimento anual do numero de voos fosse possível ter uma noção do aumento de turistas na região.
Outra coisa que seria interessante analisar mas que curiosamente parece ser pouco relevante para os responsáveis máximos do Turismo no Algarve é o numero de ações de promoção da região nos mercados externos e internos e os resultados destas ações de promoção, afinal para além de serem cargos bastante bem remunerados, estes senhores têm como principal responsabilidade a promoção da região não é?, ou será que é apenas vir para a Comunicação Social dizer que está mal por culpa de A ou de B.
Curioso que já vi imensas vezes este senhor falar para a comunicação social enão me recordo por uma única vez de ouvir dizer que algo estava bem ou que foram feitas determinadas ações de promoção em determinados mercados com o resultado X ou Y…. enfim.
Esquece-se certamente estes senhores que o mais importante é haver um crescimento de turistas todos os anos e esse crescimento será resultado direto da forma como é promovido cada destino turístico e da facilidade como os turistas têm de chegar ao mesmo, a partir daí tudo o que existe, os Luxuosos Hotéis, o hotéis de média categoria, os resorts, aparthotéis, apartamentos, alojamento paralelo, enfim tudo faz parte e complementa a oferta turística de cada destino.
Outros fatores não menos importantes e que fazem toda a diferença são os ditos aspetos típicos e tradicionais de cada destino turístico, algo que há muito foi eliminado desta região por motivos de força maior, ou melhor, por interesses. O que ainda resistiu vai terminando aos poucos, enfim, é esta a triste realidade do Algarve.    


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