Apontam-se sempre os alvos errados
Na região turística algarvia existe uma enorme apetência
para apontar culpados como justificação para as constantes quebras na procura turística,
contudo, curiosamente, as justificações dos responsáveis pelo setor turístico
são mais desculpas do que propriamente justificações e aqueles que são
apontados como culpados são, talvez, os que menos culpa têm no fenómeno da
quebra na procura.
Penso que até nem se deveria de falar em quebra na procura turística
desta região, uma vez que esta têm se mantido regular, o que há sim é um enorme
crescimento na oferta de alojamento, com o aparecimento de novas unidades
hoteleiras a ritmo alucinante, ano após ano.
Há una anos atrás falava-se na concorrência desleal da
restauração, alegando que a maioria dos comerciantes não pagavam impostos e não
cumpriam a legislação exigida. Acho muito difícil um restaurante ou qualquer
outra empresa de pequena dimensão fugir aos impostos, agora não podemos esperar
que pague impostos pelas grandes empresas de operam em Portugal e têm o
domicilio fiscal noutros países europeus onde a carga fiscal é mais baixa.
Hoje vi mais uma daquelas justificações para a quebra na
procura de alojamento no Algarve, no mínimo ridícula. O presidente de uma
associação hoteleira algarvia aponta o alojamento paralelo como o grande
culpado pela quebra na procura do alojamento.
Ora bem, já aconteceu esta associação divulgar dados dos
associados alegando que um determinado ano turístico tinha sido péssimo,
contradizendo os dados que as mesmas unidades Hoteleiras reportaram ao INE
(Instituto Nacional de Estatística).
Gostaria que alguém fizesse uma comparação do numero de voos
que chegaram ao Aeroporto nos últimos 10 anos, aí sim, talvez com uma analise
do crescimento anual do numero de voos fosse possível ter uma noção do aumento
de turistas na região.
Outra coisa que seria interessante analisar mas que
curiosamente parece ser pouco relevante para os responsáveis máximos do Turismo
no Algarve é o numero de ações de promoção da região nos mercados externos e
internos e os resultados destas ações de promoção, afinal para além de serem
cargos bastante bem remunerados, estes senhores têm como principal
responsabilidade a promoção da região não é?, ou será que é apenas vir para a
Comunicação Social dizer que está mal por culpa de A ou de B.
Curioso que já vi imensas vezes este senhor falar para a
comunicação social enão me recordo por uma única vez de ouvir dizer que algo
estava bem ou que foram feitas determinadas ações de promoção em determinados
mercados com o resultado X ou Y…. enfim.
Esquece-se certamente estes senhores que o mais importante é
haver um crescimento de turistas todos os anos e esse crescimento será
resultado direto da forma como é promovido cada destino turístico e da
facilidade como os turistas têm de chegar ao mesmo, a partir daí tudo o que
existe, os Luxuosos Hotéis, o hotéis de média categoria, os resorts, aparthotéis,
apartamentos, alojamento paralelo, enfim tudo faz parte e complementa a oferta turística
de cada destino.
Outros fatores não menos importantes e que fazem toda a
diferença são os ditos aspetos típicos e tradicionais de cada destino turístico,
algo que há muito foi eliminado desta região por motivos de força maior, ou
melhor, por interesses. O que ainda resistiu vai terminando aos poucos, enfim,
é esta a triste realidade do Algarve.
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